Pesquisar este blog

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Tudo sobre o Código de Barras

Com o passar dos anos muitas tarefas foram automatizadas. E o código de barras surgiu também para este objetivo. A primeira compra de um produto por meio do código de barras, foi realizada no ano de 1974 nos Estados Unidos. Com o passar dos anos foram sendo desenvolvidas novas tecnologias para um melhor uso dos códigos. Já no Brasil o Código Nacional de Produtos foi introduzido formalmente no ano de 1984.
 O código EAN/UPC é um sistema internacional que auxilia na identificação inequívoca de um item a ser vendido, movimentado e armazenado, sendo o EAN-13 o mais conhecido e utilizado mundialmente.A estrutura numérica do código (que geralmente fica abaixo das barras) representa as seguintes informações (tomando-se como exemplo o código 7898357417892):

·         os 3 primeiros dígitos representam o prefixo da organização responsável por controlar e licenciar a numeração no país (o prefixo 789 corresponde ao Brasil);

·         os próximos dígitos, que podem variar de 4 a 7, representam a identificação do fabricante ou empresa proprietária da marca do produto; no exemplo é 835741 (6 dígitos);

·         os dígitos 789 representam a identificação do produto, e são atribuídos pelo fabricante;

·         o último dígito 2 é chamado de dígito verificador e auxilia na segurança da leitura.

No total o código EAN-13 deve ter 13 dígitos. Vale ressaltar que os números da empresa variam de empresa para empresa, os números que identificam o item variam de item para item e o dígito verificador deve ser recalculado a cada variação na numeração. Este foi apenas um exemplo, existem outros tipos de código padrões para diversas aplicações.

____________________________ 
Erimpress Etiquetas
Fone: (11)3202-4000
Siga-nos no Twitter: @erimpress
____________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário