Pesquisar este blog

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Normas padronizam roupas!

Indústria avalia como positiva a substituição de etiquetas P, M e G, por medidas em centímetros às peças de vestuário.
Até o fim deste ano deve entrar em vigor no País as normas de padronização da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) para as roupas femininas. As novas regras preveem a substituirão das etiquetas P, M e G - utilizadas tradicionalmente nas peças do vestuário brasileiro - para medidas em centímetro, especificando altura e perímetro de cintura, quadril, tórax, pernas etc.

O novo padrão iniciou com a moda infantil, bebê e infanto-juvenil, que já foi regulamentada e está em vigor desde julho de 2010. Até julho deste ano, passa a vigorar também para as roupas masculinas, que devem adotar os padrões atlético, normal e especial. A mudança, que segue recomendações da Associação Brasileira do Vestuário (Abravest), é bem vista pela indústria de confecções do Ceará.

Para o presidente do Sindroupas (Sindicato da Indústria de Confecções de Roupas de Homem e Vestuário do Estado do Ceará), empresário Túlio Colares, a medida insere a confecção brasileira no primeiro mundo, profissionalizando a indústria de moda nacional, a partir de sua adequação ao mercado mundial. Segundo ele, a falta de um padrão de roupa no Brasil fez com que cada fabricante adotasse uma medida diferente nas peças, resultando num entrave para as exportações do setor.

Mudança necessária
Na opinião do empresário, o novo padrão também vai agradar ao mercado interno. "As normas são demandas do próprio público que, a rigor, é nosso patrão. Não podemos continuar com medidas diferentes por marca. É uma questão até de respeito ao cliente. Essa mudança é necessária e a indústria de confecção vai rapidamente absorver. Não será problema para nós, fabricantes", garante o líder classista. "O que deve mudar nas roupas são os modelos e não a modelagem", destaca. Em países do primeiro mundo, como os Estados Unidos (EUA), as etiquetas trazem indicações de estatura e medidas de ombros, busto, cintura, quadril e pernas, permitindo ao consumidor comprar suas roupas sem a necessidade de experimentar na loja.

Veja mais no site: http://diariodonordeste.globo.com/materia.asp?codigo=962725
______________________________________
Ligue para a Erimpress e solicite um orçamento!
(11)3202-4000
sac@erimpress.com.br
Siga-nos no Twitter: @erimpress
______________________________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário