Pesquisar este blog

segunda-feira, 21 de março de 2011

Conheça os tipos de papéis utilizados para a impressão dos Auto-Adesivos.

Os papéis mais comuns são couchê, branco fosco (off-set), térmico, monolúcido e termotransfer.

Couchê: É um termo francês que significa camada ou cobertura. A superfície desses papéis recebe uma camada de revestimento `a base de pigmentos e aditivos, passando depois um processo de calandragem que possibilita sua selagem. Esse tratamento no caso dos frontais, é específico para impressão, o que reúne o máximo de qualidades necessárias de printabilidade, conferidas pelo revestimento com cargas minerais aglutinadas com adesivos
Branco fosco (off-set): Fabricado a partir de mistura de fibras curtas provenientes de polpas de madeiras e cargas minerais. Esta mistura confere ao papel características de resistência mecânica com bom desempenho em máquina, boa maciez e printabilidade. Comumente chamado no segmento de auto-adesivos como papel fosco.
Térmico: este papel recebe um revestimento químico na superfície de uma das suas faces, o que o torna sensível e reativo `a presença de uma fonte de calor. É termo-reativo, ou seja, a formação da imagem é obtida através de uma reação entre os corantes já presentes no papel e o revelador, na presença de calor promovida pela cabeça térmica das impressoras de dados.
Monolúcido: ele é produzido a partir de fibras curtas, sem revestimento, recebe na própria máquina de papel um tratamento em uma de suas superfícies, por meio de um grande cilindro secador 9aquecido a vapor) de face polida, chamado comumente de monolúcido. Esse tratamento lhe confere alto brilho. Pode ser utilizado como papel base para siliconização (protetor ou liner).
Termotransfer: Papel revestido com características específicas para impressão de termotransferência, que utiliza uma fonte de calor da impressora de dados variáveis e a fita com tinta, o ribbon. O revestimento aplicado é desenvolvido para possibilitar uma ancoragem perfeita dos pigmentos do ribbon, bem como prevê um isolamento térmico, a fim de que haja uma boa leitura dos equipamentos de leitura, ou scanners.

Fonte: Manual Técnico ABIEA
_______________________________________________________________
A Erimpress fabrica de etiquetas adesivas com todos estes papéis!
Solicite um orçamento.
Siga-nos no Twitter: @erimpress
_______________________________________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário